quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Movimento Nova Era

O Movimento Nova Era
(Dicionário Ebenézer)

Conceito Encontrado na Wikipédia: O movimento da Nova Era (do inglês New Age) tem como característica uma fusão de ensinos metafísicos de influência oriental, de linhas teológicas, de crenças espiritualistas, animistas e paracientíficas, com uma proposta de um novo modelo de consciência moral, psicológica e social além de integração e simbiose com o meio envolvente, a Natureza e até o Cosmos. Tendo muitas vezes como base um caráter liberal e de oposição à ortodoxia e o conservadorismo das religiões organizadas. É uma teologia ou uma "filosofia de vida" de bem-estar, tolerância universal. A Nova Era pretende realizar o que seu nome indica: “derramamento de água” ou “era de aquários” sobre o mundo, para simbolizar a vinda de um novo “espírito” ou “nova mentalidade”...
Essa nova Era é assim denominada, porque pretende suplantar a "Velha Era", a Era de Peixes, uma referencia ao cristianismo, uma vez que o peixe é simbolo do Cristão. Esta “nova mentalidade” provocará nos seres humanos uma expressão (ou "despertar") de consciência, desligando as pessoas do cristianismo. Para auxiliar neste processo, algumas psicotécnicas também podem ser empregadas, tais como: Tarô, Yoga, Meditação, Mapa Astral, Gurus, Esoterismo, novas culturas, orações, jogo de Búzios, pirâmides, cristais, numerologia, Gnose, Teosofia, Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Pacifismo, Rebieth, Channellins, Sincretismo, busca interior, livros de autoajuda, magia, predição, novo pensamento etc. e esta iluminação deverá possibilitar uma vida com menos dificuldades e menos problemas. A "Nova Era" não é vista por seus seguidores como uma religião propriamente dita, mas apresenta propostas de vida religiosa. Não é um movimento filosófico propriamente dito - pois não parte de construções racionais para justificar suas proposições -, mas tenta dar respostas (ditas) filosóficas a questões existenciais. Não é uma ciência, mas busca alicerçar-se em leis científicas (ou pseudocientíficas). A “Era Cristã” é considerada, pelos adeptos da Nova Era, como a “Era de Peixes” (símbolo do zodíaco), porque, conforme a astrologia, as eras do zodíaco vão se sucedendo, durando cada uma em média 150 anos; atualmente, está terminando a de Peixes e deve começar, em breve, a Era de Aquarius. Para os seguidores da Nova Era, a de Peixes é identificada como era cristã, visto que o peixe era, para os primeiros cristãos, um símbolo de Jesus Cristo e do "Salvador", pois, devido às perseguições da época, torturas e prisões, eles não podiam divulgar o Evangelho abertamente. Também existe o gênero musical New Age que, embora na sua origem não esteja relacionada diretamente com este movimento, acabou com o tempo por se correlacionar com ele, na medida em que recorre a sonoridades e arranjos harmónicos sugestivos, ou propiciadores de estados de espírito tranquilos e de comunhão com o Cosmo.

FUNDADOR: Baseada no misticismo oriental, Hinduismo, Taoísmo, Cristianismo. Em parte, foi popularizada pela atriz Shirley MacLaine, entre 1980-1990. As crenças variam.

ESCRITURAS:
Vários livros divulgam o pensamento da Nova Era. Eis alguns: Conspiração Aquariana, da autoria de Merilyn Fergussen, escrituras de I Ching, escritos hindus, budistas e taoístas. Além de valorizar as crenças dos índios norte-americanos, a astrologia, o misticismo e a magia.

DEUS: Tudo é um e tudo é deus. Deus é uma força impessoal, não uma pessoa. Os humanos têm poder interior sem restrições e
precisam libera-los

JESUS: Não é o Salvador. É um modelo espiritual e guru, um avatar. Ele foi um adepto da Nova Era, pois liberou o poder divino da
mesma maneira que qualquer um pode fazer. Muitos adeptos crêem que ele foi à Índia, ao Tibé e à Grécia para aprender
verdades místicas. Ele não ressuscitou fisicamente, mas ascendeu a um reino espiritual mais evoluído.

ESPÍRITO SANTO:
Algumas vezes é uma força psíquica. O homem é divino e pode experimentar fenômenos psíquicos tais como contatar a
seres sobrenaturais.

SALVAÇÃO:
É necessário o equilíbrio entre o Carma mau e o Carma bom. Os poderes sobrenaturais podem ser liberados através da meditação, conhecimento de si mesmo, meditação transcendental e espíritos guias. Seus partidários usam termos, tais como: renascidos para o novo conhecimento de si mesmo.

MORTE: As reencarnações humanas ocorrem até que a pessoa alcance a unidade com Deus. Não há vida eterna. Não há céu nem
inferno.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seus adeptos podem praticar ioga, meditação e visualização. Cada ser humano deve se conscientizar da divindade que há em seu interior. Cristo são todas as pessoas e todas as pessoas são cristos potenciais. Terapia através de pirâmides e cristais. Crê na reencarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário