A Doutrina da Unicidade de Deus
(Por Harry Rimer)
(Por Harry Rimer)
UNICIDADE - É a qualidade daquEle que é único. O dicionário define o termo "único". como:
1) que é um só;
2) de cuja espécie não existe outro;
3) exclusivo, excepcional;
4) a que nada é comparável;
5) superior a todos os demais". é isso que Deus, o Senhor diz de Si. "Eu Sou Deus, e fora de mim não há outro"; há outro Deus além de mim? Não , não há outra Rocha que Eu conheça"...
Já apresentamos no Capítulo "Os Atributos de Deus", uma série de provas Bíblicas sobre a Unicidade de Deus. Cada Capítulo deste estudo está repleto de provas bíblicas, sem contradições, da verdade da unicidade de Deus, Os argumentos apresentados pelos teólogos trinitários, na tentativa de explicar a "trindade", na verdade, fornecem-nos mais subsídios para esclarecimento da "Unicidade de Deus". Aqui trataremos de esclarecer supostas contradições levantadas sobre textos bíblicos e dúvidas daqueles que desejam com mansidão e temor conhecer a Verdade da Palavra de Deus.
A Unicidade de Deus não foi produzida por concepção de nenhum "pensador judeu ou pagão. É Deus mesmo quem diz: "Ouve, Israel; O Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deut 6:4).
Os Teólogos trinitários atribuem a Sabélio (cerca de 215a.D.) o que eles chamam de "Heresia", isto é a defesa da Unicidade de Deus. Na verdade Sabélio (que foi antecedido por Noeto, Epigono, Cleomenes, o bispo Zeferino, no período entre 180 a 217),ensinou a mais fiel cristologia do Logos, a mesma defendida pelos apóstolos Paulo e João. Eis o ensino de Sabélio:
Pai, Filho e Espírito Santo são um só e o mesmo. São os três nomes do Deus Único que se manifesta de formas diferentes. Segundo as circunstâncias. Enquanto Pai, é o Legislador do Antigo Testamento, enquanto Filho, é encarnado, e enquanto Espírito Santo, é o inspirador dos apóstolos. Mas é o mesmo e único Deus que assim aparece nessas relações sucessivas e transitórias, exatamente como se pode, a um mesmo indivíduo, atribuir diferentes títulos segundo os diversos papeis de Sabélio:
Tão bem conceituada foi a teologia defendida por Sabélio, que veio influenciar consideravelmente o desenvolvimento do que viria a ser a "Cristologia ortodoxa". A crítica derramada sobre Sabélio e os seus antecessores, era na realidade, política, por serem considerados "Monarquianos modalistas". ou "monarquianos dinâmicos". opostos aos "montanistas" (discípulos de Montano), como era o caso de Tertuliano, que conseguiu bastante influência com os "mestres" da Igreja, dada a sua habilidade literária.
Não entendemos porque os teólogos trinitários, encontram somente Sabélio, quando tantos outro influentes "Pais da Igreja" defenderam tão claramente a doutrina bíblica da Unicidade de Deus, citando por ex.: Inácio de Antioquia (110?), que foi discípulo do apóstolo João, que ensinava: O Sacrifício de Cristo é o sangue de Deus". Saudava os cristãos romanos em Jesus Cristo, nosso Deus, e afirmava que a Encarnação foi manifestação de Deus para revelar uma nova humanidade". Calixto, afirmava: "Pai, Filho e Logos, são nomes do Espírito único e indivisível; Filho é designação própria daquele que era visível, ao passo que Pai é o Espírito que nele habitava. Essa presença do Pai em Jesus é o Logos.
Contudo, a Teologia que ensina e prova biblicamente que Deus é um só, em três manifestações, não é de autoria de Sabélio, nem de nenhum outro intérprete do período pós-apostólico. Irineu, Sabélio e os demais aprenderam dos ensinos paulinos e Joaninos. Para Paulo, a identificação do Cristo exaltado com a sabedoria, o Logos, era não somente fácil, mas também natural. E a sabedoria, o Logos era forçosamente preexistente e devia ter estado sempre com Deus. Ele é o Espírito de Deus, a sabedoria de Deus; nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.
No Evangelho de João, a preexistência e a atividade criadora do Logos (a Palavra que se fez carne), merecem o mesmo lugar de destaque do pensamento de Paulo. Cristo é o Logos, o Verbo que estava com Deus, e o Verbo era Deus (Observemos: "O Verbo era Deus", não "um Deus").
Concluindo: Jesus Cristo é Deus. O Verdadeiro Deus e a Vida Eterna.
Na "oração Sacerdotal " (Jo 17:3) o Senhor Jesus declara:
"A Vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só por único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".
Aqui Jesus está nos ensinando que é dever do cristão conhecer a Deus, único, e reconhece-lo em Jesus Cristo. Disto depende a Vida eterna. Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
JESUS CRISTO É JEHOVAH
|
Jehovah | Titulo ou atributo | Jesus Cristo |
--------- | ------------------- | ------------- |
Isaías 40:28 | Criador | Jo. 1:3 e refs. |
Isaías 45:22, 43:11 | Salvador | Jo. 4:42 idem |
1Samuel 2:6 | Ressuc. os mortos | Jo. 5:21 idem |
Joel 3:2 | Juiz | Jo. 5:27 " |
Isaías 60:1-20 | Luz | Jo. 8:12 " |
Êxodo 3:14 | Eu Sou | Jo. 8:24, 58 |
Salmo 23:1 | Pastor | Jo.10:11 |
Isaías 42:8, 48:11 | Glória de Deus | Jo.1 7:5 |
Isaías 41:4, 44:6 | O Primeiro e o último | Ap. 1:17, 2:8 |
Oséias 13:14 | Redentor | Ap. 5:9 |
Isaías 62:5 | Noivo | Ap. 21:2 |
Salmo 18:2 e refs. | Rocha | 1Co.10:4 e refs. |
Jeremias 31:34 | Perdoa os pecados | Mc. 2:7,10 |
Salmo 148:2 | Adorado pelos anjos | Heb. 1:6 |
Em todo o A.t. | Invocado em oração | At.7:59 e refs. |
Salmo 148:5 | Criador dos anjos | Col. 1:16 |
Isaías 45:23 | Reconhecido como Senhor | Fil. 2:11 |
Outros títulos da Deidade aplicados ao Senhor Jesus Cristo: |
Maravilhoso | Grande Deus e Salvador | O braço do Senhor | |||
Conselheiro | Pai, Filho Esp. Santo | Luz do mundo | |||
Deus forte | Santo | Sol da Justiça | |||
Pai da eternidade | Jehovah o forte | Estrela da manha | |||
Príncipe da Paz | Todo-Poderoso | Supremo Pastor | |||
Emanuel | Alfa e Omega | Princ. da Salvac. | |||
Reis dos Reis | O princípio e o Fim | Autor, Consumador da Fé | |||
Senhor dos Senhores | Vida eterna | Leão, Tribo de Judá | |||
Construtor | Torre forte | Deus Bendito eterno | |||
Deus sábio | Deus Único. | ||||
"Não é exagero dizer que nossa esperança de redenção do pecado, depende
do fato da deidade de Jesus. Se Jesus Cristo fosse somente humano
estaríamos ainda mortos em nossos pecados, separados de Deus, sem
esperança neste mundo e sem auxilio no porvir. Por que nenhum homem
poderia ser o salvador dos homens. É igualmente certo que, sendo Jesus
Cristo Deus, antes de se tornar homem, o Deus que assim se manifestou em
carne humana pode ser o salvador dos homens. Basta somente que
esperemos em Cristo, em confiança e segurança, se soubermos além de
qualquer dúvida que Ele É o Deus capaz de salvar. Por esta razão devemos
sustentar que o fato da Deidade em nosso Redentor é um requisito
indispensável a nossa Salvação".
"Se é Verdade que Deus é único, legítimo objeto de culto, o cristão inteligente adorará a Jesus Cristo como seu Salvador. O Honrá-lo como Senhor e Mestre".
"Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos".
"O verdadeiro cristão é aquele que levanta os olhos aos céus, e vê somente Jesus." "Cristianismo é Cristo. conhece-LO adequadamente e ter vida eterna". "Não há outro nome dado debaixo dos céus, em que possamos ser salvos".
"Se é Verdade que Deus é único, legítimo objeto de culto, o cristão inteligente adorará a Jesus Cristo como seu Salvador. O Honrá-lo como Senhor e Mestre".
"Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos".
"O verdadeiro cristão é aquele que levanta os olhos aos céus, e vê somente Jesus." "Cristianismo é Cristo. conhece-LO adequadamente e ter vida eterna". "Não há outro nome dado debaixo dos céus, em que possamos ser salvos".
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